INFANTIL 4 E 5
- HISTÓRIA: QUANDO EU CRESCER (Ana Maria Machado)
- RELATO DOS FATOS COM ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS(RODA DE CONVERSA)
- QUEBRA-CABEÇA : REALIZAR PAREAMENTO COM OS INSTRUMENTOS E PROFISSÕES CORRESPONDENTES.
(EI03CG05)Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o(a) professor(a) como escriba.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
1º ANO
DICAS DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS NA INTERNET (ft. MARCOS MION)
ATIVIDADE DESPLUGADA: “PODE OU NÃO PODE?”
OBJETIVO: IDENTIFICAR DADOS PESSOAIS E ENTENDER O QUE PODE OU NÃO PODE SER COMPARTILHADO ONLINE.
DESCRIÇÃO:
O PROFESSOR MOSTRA IMAGENS COM SITUAÇÕES EM QUE PERSONAGENS COMPARTILHAM INFORMAÇÕES OU ACESSAM CONTEÚDOS ONLINE. AS CRIANÇAS DEVEM LEVANTAR UMA PLAQUINHA (VERDE = PODE / VERMELHA = NÃO PODE) OU DIZER “SIM” E “NÃO” QUANDO ACHAREM A ATITUDE SEGURA OU INSEGURA.
EXEMPLOS DE SITUAÇÕES:
JOÃO COLOCOU O NOME COMPLETO E A ESCOLA NO JOGO ONLINE.
ANA PEDIU PARA A MÃE AJUDA ANTES DE BAIXAR UM VÍDEO.
PEDRO CONVERSOU COM UM ESTRANHO NO JOGO E PASSOU SEU ENDEREÇO.
- INTERLAND
- JOGO DA MEMÓRIA (LETRAS)
- MESINHA INTERATIVA (JOGO DA MEMÓRIA) JOGO EM DUPLAS.
2º ANO
EF02CO03 Identificar que máquinas diferentes executam conjuntos próprios de instruções e que podem ser usadas para definir algoritmos.
ATIVIDADE DESPLUGADA: “MONTE O ALGORITMO DA MÁQUINA”
OBJETIVO: COMPOR ALGORITMOS SIMPLES COM BASE NO FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS.
DESCRIÇÃO:
EM GRUPOS, OS ALUNOS ESCOLHEM UMA MÁQUINA E CRIAM UM FLUXOGRAMA SIMPLES OU SEQUÊNCIA DE INSTRUÇÕES PARA FAZÊ-LA FUNCIONAR. USAM IMAGENS OU DESENHAM AÇÕES COMO: “LIGAR → AQUECER → TOCAR ALARME → DESLIGAR”.
EXEMPLO DE SEQUÊNCIA PARA MICRO-ONDAS:
ABRIR PORTA
COLOCAR ALIMENTO
FECHAR PORTA
LIGAR POR 2 MINUTOS
ESPERAR/DESLIGAR
EM GRUPOS, OS ALUNOS ESCOLHEM UMA MÁQUINA E CRIAM UM FLUXOGRAMA SIMPLES OU SEQUÊNCIA DE INSTRUÇÕES PARA FAZÊ-LA FUNCIONAR. USAM IMAGENS OU DESENHAM AÇÕES COMO: “LIGAR → AQUECER → TOCAR ALARME → DESLIGAR”.
ABRIR PORTA
COLOCAR ALIMENTO
FECHAR PORTA
LIGAR POR 2 MINUTOS
ESPERAR/DESLIGAR
ATIVIDADE PLUGADA: “PROGRAMANDO UMA MÁQUINA”
OBJETIVO: APLICAR LÓGICA DE INSTRUÇÕES USANDO FERRAMENTA DIGITAL.
DESCRIÇÃO:ACESSAR O SCRATCHJR, MONTAR UMA SEQUÊNCIA DE COMANDOS PARA REALIZAR UMA TAREFA, COMO MOVER UM PERSONAGEM ATÉ UM DESTINO.
EF03CO04 – Relacionar o conceito de informação com o de dado.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
Objetivos da Aula:
Entender o que são dados.
Compreender o que são informações.
Distinguir dados de informações por meio de exemplos práticos.
Relacionar como a tecnologia transforma dados em informação útil.
- LANÇAR A PERGUNTA: "Você já ouviu a palavra dado? E informação? O que acha que significam?"
- Mostrar exemplos de dados que individualmente não possuem significado relevante, mas que, em conjunto, definem alguma informação. Por exemplo, cada um dos dados de dia, mês e ano definem uma data específica, caso seja alterado algum destes itens a data é totalmente alterada.
Os alunos responderão perguntas simples, como: (Nome, cor favorita, a fruta que mais gosta, a brincadeira que mais gosta. Depois de responder, as respostas serão colocadas em uma caixa e misturadas. Transformaremos em dados de informações: 5 escolheram a cor azul etc.
JOGOS EDUCATIVOS:
Objetivos:
Entender o que são dados e o que significa armazená-los.
Distinguir o que é armazenamento local e armazenamento remoto (nuvem).
Reconhecer onde nossos arquivos ficam quando usamos computadores, celulares e internet
LEIA COM ATENÇÃO:
TUDO QUE CRIAMOS DIGITALMENTE COMO FOTOS, VÍDEOS, DOCUMENTOS, SÃO CHAMADOS DE DADOS.
Quando você tira uma foto no seu celular, para onde ela vai?”
PESQUISE E ANOTE AS INFORMAÇÕES RELEVANTES
- CRIAR UM DOCUMENTO, VÍDEO OU SLIDE EM DUPLAS NO CANVA E REALIZAR OS PASSOS DE ARMANEZAMENTO. (PASTA LOCAL E ARMANEZAMENTO NO DRIVE)
- ATIVIDADE BONUS: DIGIPUZZLE
- SCRATCH
Nenhum comentário:
Postar um comentário