EDUCAÇÃO INFANTIL 4
VISITANDO O PASSADO: MORADIAS E VIDA NA PRÉ-HISTÓRIA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
(EI03ET04) DEMONSTRAR CURIOSIDADE E INTERESSE AO OBSERVAR FENÔMENOS NATURAIS E SOCIAIS, BUSCANDO OBTER INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES.
(EI03ET03) ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, COMPARANDO MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR DE DIFERENTES GRUPOS, EM DETERMINADOS TEMPOS E ESPAÇOS.
METODOLOGIA:
AULA DESPLUGADA:
HISTÓRIA: AVENTURA NA ERA DOS DINOSSAUROS , UMA VIAGEM PRÉ-HISTÓRICA.
CONVERSA SOBRE O QUE É PRÉ-HISTÓRIA.
AULA PLUGADA:
1. CONTANDO COM A PRÉ-HISTÓRIA
2. DINO FÓSSIL - OSSOS DE DINOSSAURO
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EDUCAÇÃO INFANTIL 5
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
(EI03ET04) DEMONSTRAR CURIOSIDADE E INTERESSE AO OBSERVAR FENÔMENOS NATURAIS E SOCIAIS, BUSCANDO OBTER INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES.
(EI03ET03) ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, COMPARANDO MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR DE DIFERENTES GRUPOS, EM DETERMINADOS TEMPOS E ESPAÇOS.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
HISTÓRIA: AVENTURA NA ERA DOS DINOSSAUROS , UMA VIAGEM PRÉ-HISTÓRICA.
CONVERSA SOBRE O QUE É PRÉ-HISTÓRIA.
ATIVIDADE PLUGADA
1. CONTANDO COM A PRÉ-HISTÓRIA
2. ENCONTRE AS PARTES DOS DINOSSAUROS
1° ANO
HABILIDADE:
(EF01CO05) REPRESENTAR INFORMAÇÃO USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
“CONSTRUINDO CÓDIGOS COM BLOCOS”
ATIVIDADE PLUGADA
HABILIDADE:
(EF02CO04) DIFERENCIAR COMPONENTES FÍSICOS (HARDWARE) E PROGRAMAS QUE FORNECEM AS INSTRUÇÕES (SOFTWARE) PARA O HARDWARE.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA:
ASSISTIR AO VÍDEO: QUIZ HARDWARE X SOFTWARE
CONVERSA SOBRE OS SOFTWARES MAIS UTILIZADOS DAS AULAS, MOSTRANDO A DIFERENÇA DO QUE É SITE E O QUE É APLICATIVO.
BRINCADEIRA: MORADORES OU VISITANTES
ATIVIDADE PLUGADA:
CLASSIFICAÇÃO: SOFTWARE E HARDWARE
HABILIDADE:
(EF03CO05) COMPREENDER QUE DADOS SÃO ESTRUTURADOS EM FORMATOS ESPECÍFICOS DEPENDENDO DA INFORMAÇÃO ARMAZENADA.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
MOSTRAR AS IMAGENS - DADO E INFORMAÇÃO - CONVERSA SOBRE A NECESSIDADE DE ÀS VEZES COMBINAR DIFERENTES TIPOS DE DADOS PARA REPRESENTAR UMA INFORMAÇÃO.
ATIVIDADE PLUGADA
A COMBINAÇÃO DE CORES EM DETERMINADOS PONTOS (PIXELS) PODEM REPRESENTAR UMA IMAGEM.
DESAFIO: ONDE ESTÁ ISSO?HABILIDADE:
(EF04CO03) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
DIVIDIR A TURMA EM EQUIPES.
CADA EQUIPE DEVE DESCREVER INSTRUÇÕES DE COMO ESCOVAR OS DENTES-TAREFA COTIDIANA QUE PODE SER REPETIDA (EXEMPLO DE REPETIÇÃO: A ESCOVA NÃO É PASSADA APENAS UMA VEZ SOBRE CADA DENTE NECESSITANDO REPETIÇÕES).
HABILIDADE:
(EF05CO07) RECONHECER A NECESSIDADE DE UM SISTEMA OPERACIONAL PARA A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E GERENCIAMENTO DO HARDWARE
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
RELEMBRAR O QUE É SISTEMA OPERACIONAL
ASSISTIR AO VÍDEO: TIPOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS - ENFATIZANDO OS DISPOSITIVOS REMOVÍVEIS.
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