segunda-feira, 26 de maio de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 12/05 A 16/05/2025 - MANHÃ E TARDE

 

EDUCAÇÃO INFANTIL 4

VISITANDO O PASSADO: MORADIAS E VIDA NA PRÉ-HISTÓRIA


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:   

(EI03ET04) DEMONSTRAR CURIOSIDADE E INTERESSE AO OBSERVAR FENÔMENOS NATURAIS E SOCIAIS, BUSCANDO OBTER INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES.

(EI03ET03) ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, COMPARANDO MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR DE DIFERENTES GRUPOS, EM DETERMINADOS TEMPOS E ESPAÇOS.

METODOLOGIA: 


AULA DESPLUGADA:

HISTÓRIA: AVENTURA NA ERA DOS DINOSSAUROS , UMA VIAGEM PRÉ-HISTÓRICA.

CONVERSA SOBRE O QUE É PRÉ-HISTÓRIA.

AULA PLUGADA:

1. CONTANDO COM A PRÉ-HISTÓRIA

2. DINO FÓSSIL - OSSOS DE DINOSSAURO

3. JOGO DA MEMÓRIA - DINOS

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EDUCAÇÃO INFANTIL 5

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 

(EI03ET04) DEMONSTRAR CURIOSIDADE E INTERESSE AO OBSERVAR FENÔMENOS NATURAIS E SOCIAIS, BUSCANDO OBTER INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES.

(EI03ET03) ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, COMPARANDO MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR DE DIFERENTES GRUPOS, EM DETERMINADOS TEMPOS E ESPAÇOS.

METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

HISTÓRIA: AVENTURA NA ERA DOS DINOSSAUROS , UMA VIAGEM PRÉ-HISTÓRICA.

CONVERSA SOBRE O QUE É PRÉ-HISTÓRIA.


ATIVIDADE PLUGADA

1. CONTANDO COM A PRÉ-HISTÓRIA

2. ENCONTRE AS PARTES DOS DINOSSAUROS

3. SEQUÊNCIA - DINOSSAUROS


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1° ANO

HABILIDADE: 

(EF01CO05) REPRESENTAR INFORMAÇÃO USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

“CONSTRUINDO CÓDIGOS COM BLOCOS”






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2° ANO

HABILIDADE: 

(EF02CO04) DIFERENCIAR COMPONENTES FÍSICOS (HARDWARE) E PROGRAMAS QUE FORNECEM AS INSTRUÇÕES (SOFTWARE) PARA O HARDWARE.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA:

ASSISTIR AO VÍDEO: QUIZ HARDWARE X SOFTWARE

  • CONVERSA SOBRE OS SOFTWARES MAIS UTILIZADOS DAS AULAS, MOSTRANDO A DIFERENÇA DO QUE É SITE E O QUE É APLICATIVO.

BRINCADEIRA: MORADORES OU VISITANTES


ATIVIDADE PLUGADA:

CLASSIFICAÇÃO: SOFTWARE E HARDWARE

FORMAS GEOMÉTRICAS

CAÇA FORMAS

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3° ANO

HABILIDADE: 

(EF03CO05) COMPREENDER QUE DADOS SÃO ESTRUTURADOS EM FORMATOS ESPECÍFICOS DEPENDENDO DA INFORMAÇÃO ARMAZENADA.



METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

MOSTRAR AS IMAGENS - DADO E INFORMAÇÃO - CONVERSA SOBRE  A NECESSIDADE DE ÀS VEZES COMBINAR DIFERENTES TIPOS DE DADOS PARA REPRESENTAR UMA INFORMAÇÃO. 



ATIVIDADE PLUGADA

A COMBINAÇÃO DE CORES EM DETERMINADOS PONTOS (PIXELS) PODEM REPRESENTAR UMA IMAGEM.

PIXEL

DESENHO LIVRE COM PIXEL

JOGO DOS PONTINHOS

DESAFIO: ONDE ESTÁ ISSO?

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4° ANO

HABILIDADE: 

(EF04CO03) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

DIVIDIR A TURMA EM EQUIPES. 

CADA EQUIPE DEVE DESCREVER INSTRUÇÕES DE COMO ESCOVAR OS DENTES-TAREFA COTIDIANA QUE PODE SER REPETIDA (EXEMPLO DE REPETIÇÃO: A ESCOVA NÃO É PASSADA APENAS UMA VEZ SOBRE CADA DENTE NECESSITANDO REPETIÇÕES).








MULTIPLICAÇÕES

DESAFIO - MÃO FIRME


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5° ANO

HABILIDADE:

(EF05CO07) RECONHECER   A NECESSIDADE DE UM SISTEMA OPERACIONAL PARA A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E GERENCIAMENTO DO HARDWARE


METODOLOGIA: 


ATIVIDADE DESPLUGADA

RELEMBRAR O QUE É SISTEMA OPERACIONAL

ASSISTIR AO VÍDEO: TIPOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS - ENFATIZANDO OS DISPOSITIVOS REMOVÍVEIS.



     



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