segunda-feira, 12 de maio de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 12/05 A 16/05/2025 - MANHÃ E TARDE

 

INFANTIL 4 E 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O QUE VOCÊ FAZ? DESCOBRINDO PROFISSÕES


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:   

(EI03EO06) MANIFESTAR INTERESSE E RESPEITO POR DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA.

(EI03EO04) COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS.


METODOLOGIA: 


AULA DESPLUGADA:

CONVERSA SOBRE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. QUEM SÃO E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES.

 BRINCADEIRA: CAÇA OBJETO DA PROFISSÃO ESCOLAR.

  • ESCONDER NA SALA OS ADEREÇOS DAS PROFISSÕES: COZINHEIRA (COLHER DE PAU), PROFESSORA (JALECO), ZELADORA (LUVA), SECRETÁRIA (PASTA DE ARQUIVO). A PROFESSORA FALA O NOME E A PROFISSÃO E AS CRIANÇAS DEVEM  PROCURAR O OBJETO RELACIONADO A ELA.

AULA PLUGADA:

1 - PROFISSÕES 

2 - PROFISSÕES 

3 - EXPLORADOR DE PROFISSÕES

GCOMPRIS

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1° ANO

HABILIDADE: 

(EF01CO04) RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA: “MENSAGEM SECRETA: GUARDANDO E PASSANDO”

  • CADA ALUNO DESENHA OU ESCREVE UMA MENSAGEM SIMPLES PARA UM COLEGA (EX: UM “OI”, UM CORAÇÃO, UM DESENHO).
    ELES GUARDAM ESSA MENSAGEM EM UM ENVELOPE OU CAIXA.
    DEPOIS, TROCAM ENTRE SI E “LÊEM” A MENSAGEM RECEBIDA.
    EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR: ESSA É UMA FORMA DE GUARDAR E DEPOIS TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO!

  • MOSTRAR QUE A FORMA COMO A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA INFLUENCIA NA COMPREENSÃO.


ATIVIDADE PLUGADA

1. COLOQUE EM ORDEM AS LETRAS DO ALFABETO 

2. LETRA INICIAL


         


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2° ANO

HABILIDADE: 

(EF02CO03) IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORITMOS.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

CRIANDO CAMINHOS

MONTAR UMA MALHA QUADRICULADA, NO CHÃO, COM FOLHAS DE SULFITE. EM UMA FOLHA A PROFESSORA DESENHA UM DIAMANTE. ESTA DEVE FICA NA MALHA VIRADA PARA BAIXO. EM DUPLAS AS CRIANÇAS, UM SERÁ O PROGRAMADOR E O OUTRO SERÁ O WALKING MACHINE.

  1. COMBINAR AS FUNÇÕES DE CADA JOGADOR.

  2. O PROGRAMADOR DARÁ OS COMANDO PARA O COLEGA COMO: 3 PASSOS PARA FRENTE, VIRE A DIREITA…

  3. QUANDO O PROGRAMADOR DER O SINAL “STOP” A OUTRA CRIANÇA VIRA O PAPEL  EM QUE ESTÁ. SE A PÁGINA VIRADA FOR O DIAMANTE O LABIRINTO FOI UM SUCESSO.


ATIVIDADE PLUGADA:

  1. MUNDO BLINKY - NA PRAIA

  2. GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO

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3° ANO

HABILIDADE: 

'RECONHECER O POTENCIAL IMPACTO DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS OU DE SEUS PARES EM MEIO DIGITAL.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

DESENHAR UMA LINHA NO CHÃO. COMBINAR OS LADOS COM AS CRIANÇAS. QUANDO A PROFESSORA FALAR UM DADO QUE PODE SER COMPARTILHADO NA INTERNET (EX. COR FAVORITA, COMIDA PREFERIDA…), PULA PARA A DIREITA, QUANDO FOR UM DADO QUE NÃO PODE SER COMPARTILHADO (NOME COMPLETO, ENDEREÇO…)  PULA PARA A ESQUERDA. QUEM ERRAR VAI SAINDO. TERMINAR COM UMA CONVERSA SOBRE DADOS QUE NÃO DEVEMOS COMPARTILHAR.

ATIVIDADE PLUGADA

  1. CAÇA-PALAVRAS - NETIQUETA

  2. VERDADEIRO OU FALSO

  3. SEGURANÇA NA INTERNET







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4° ANO
HABILIDADE:

+DEMONSTRAR POSTURA ÉTICA NAS ATIVIDADES DE COLETA, TRANSFERÊNCIA, GUARDA E USO DE DADOS.

METODOLOGIA:

ATIVIDADE DESPLUGADA

DIVIDIR A TURMA EM 5 EQUIPES. CADA EQUIPE RECEBE UMA FICHA COM SITUAÇÕES-PROBLEMA (EX: TIRAR FOTO DE ALGUÉM SEM PERMISSÃO, DIVULGAR BOLETIM DE UM COLEGA, INSTALAR APP QUE PEDE MUITOS DADOS). DEVEM DISCUTIR E APRESENTAR SE A ATITUDE É ÉTICA OU NÃO ÉTICA, E JUSTIFICAR.


ATIVIDADE PLUGADA

  1. NETIQUETA

  2. SEGURANÇA NA INTERNET

  3. INTERLAND - REINO DA BONDADE

     


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5° ANO

HABILIDADE:

(EF05CO05) IDENTIFICAR COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM COMPUTADOR

(DISPOSITIVOS ENTRADA/SAÍDA,PROCESSADORES E ARMAZENAMENTO)


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

EXPLICAR O QUE É UM PROCESSADOR

🧠 “O PROCESSADOR É O CÉREBRO DO COMPUTADOR.”
ASSIM COMO O NOSSO CÉREBRO PENSA, DECIDE E FAZ O CORPO FUNCIONAR, O PROCESSADOR (OU CPU) É A PARTE DO COMPUTADOR QUE PENSA E FAZ TUDO FUNCIONAR.

QUANDO VOCÊ:
CLICA PARA ABRIR UM JOGO,
DIGITA UMA LETRA NO TECLADO,
OU CLICA EM “PLAY” PARA VER UM VÍDEO...
➡️ O PROCESSADOR É QUEM RECEBE ESSES COMANDOS, ENTENDE O QUE VOCÊ QUER E MANDA OS OUTROS COMPONENTES FAZEREM O QUE PRECISA.

ATIVIDADE PLUGADA

ASSISTIR AO VÍDEO: PROCESSADOR - O QUE É E COMO FUNCIONA

QUIZ INFORMÁTICA

ARIÊ - TABUADA


   




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