INFANTIL 4 E 5
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O QUE VOCÊ FAZ? DESCOBRINDO PROFISSÕES
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
(EI03EO06) MANIFESTAR INTERESSE E RESPEITO POR DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA.
(EI03EO04) COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS.
METODOLOGIA:
AULA DESPLUGADA:
CONVERSA SOBRE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. QUEM SÃO E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES.
BRINCADEIRA: CAÇA OBJETO DA PROFISSÃO ESCOLAR.
ESCONDER NA SALA OS ADEREÇOS DAS PROFISSÕES: COZINHEIRA (COLHER DE PAU), PROFESSORA (JALECO), ZELADORA (LUVA), SECRETÁRIA (PASTA DE ARQUIVO). A PROFESSORA FALA O NOME E A PROFISSÃO E AS CRIANÇAS DEVEM PROCURAR O OBJETO RELACIONADO A ELA.
AULA PLUGADA:
GCOMPRIS
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1° ANO
HABILIDADE:
(EF01CO04) RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA: “MENSAGEM SECRETA: GUARDANDO E PASSANDO”
CADA ALUNO DESENHA OU ESCREVE UMA MENSAGEM SIMPLES PARA UM COLEGA (EX: UM “OI”, UM CORAÇÃO, UM DESENHO).
ELES GUARDAM ESSA MENSAGEM EM UM ENVELOPE OU CAIXA.
DEPOIS, TROCAM ENTRE SI E “LÊEM” A MENSAGEM RECEBIDA.
EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR: ESSA É UMA FORMA DE GUARDAR E DEPOIS TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO!MOSTRAR QUE A FORMA COMO A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA INFLUENCIA NA COMPREENSÃO.
ATIVIDADE PLUGADA
1. COLOQUE EM ORDEM AS LETRAS DO ALFABETO
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2° ANO
HABILIDADE:
(EF02CO03) IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORITMOS.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
CRIANDO CAMINHOS
MONTAR UMA MALHA QUADRICULADA, NO CHÃO, COM FOLHAS DE SULFITE. EM UMA FOLHA A PROFESSORA DESENHA UM DIAMANTE. ESTA DEVE FICA NA MALHA VIRADA PARA BAIXO. EM DUPLAS AS CRIANÇAS, UM SERÁ O PROGRAMADOR E O OUTRO SERÁ O WALKING MACHINE.
COMBINAR AS FUNÇÕES DE CADA JOGADOR.
O PROGRAMADOR DARÁ OS COMANDO PARA O COLEGA COMO: 3 PASSOS PARA FRENTE, VIRE A DIREITA…
QUANDO O PROGRAMADOR DER O SINAL “STOP” A OUTRA CRIANÇA VIRA O PAPEL EM QUE ESTÁ. SE A PÁGINA VIRADA FOR O DIAMANTE O LABIRINTO FOI UM SUCESSO.
ATIVIDADE PLUGADA:
GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO
HABILIDADE:
'RECONHECER O POTENCIAL IMPACTO DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS OU DE SEUS PARES EM MEIO DIGITAL.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
DESENHAR UMA LINHA NO CHÃO. COMBINAR OS LADOS COM AS CRIANÇAS. QUANDO A PROFESSORA FALAR UM DADO QUE PODE SER COMPARTILHADO NA INTERNET (EX. COR FAVORITA, COMIDA PREFERIDA…), PULA PARA A DIREITA, QUANDO FOR UM DADO QUE NÃO PODE SER COMPARTILHADO (NOME COMPLETO, ENDEREÇO…) PULA PARA A ESQUERDA. QUEM ERRAR VAI SAINDO. TERMINAR COM UMA CONVERSA SOBRE DADOS QUE NÃO DEVEMOS COMPARTILHAR.
ATIVIDADE PLUGADA
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4° ANO
HABILIDADE:+DEMONSTRAR POSTURA ÉTICA NAS ATIVIDADES DE COLETA, TRANSFERÊNCIA, GUARDA E USO DE DADOS.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
DIVIDIR A TURMA EM 5 EQUIPES. CADA EQUIPE RECEBE UMA FICHA COM SITUAÇÕES-PROBLEMA (EX: TIRAR FOTO DE ALGUÉM SEM PERMISSÃO, DIVULGAR BOLETIM DE UM COLEGA, INSTALAR APP QUE PEDE MUITOS DADOS). DEVEM DISCUTIR E APRESENTAR SE A ATITUDE É ÉTICA OU NÃO ÉTICA, E JUSTIFICAR.
ATIVIDADE PLUGADA
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5° ANO
HABILIDADE:
(EF05CO05) IDENTIFICAR COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM COMPUTADOR
(DISPOSITIVOS ENTRADA/SAÍDA,PROCESSADORES E ARMAZENAMENTO)
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADAEXPLICAR O QUE É UM PROCESSADOR
🧠 “O PROCESSADOR É O CÉREBRO DO COMPUTADOR.”
ASSIM COMO O NOSSO CÉREBRO PENSA, DECIDE E FAZ O CORPO FUNCIONAR, O PROCESSADOR (OU CPU) É A PARTE DO COMPUTADOR QUE PENSA E FAZ TUDO FUNCIONAR.
QUANDO VOCÊ:
CLICA PARA ABRIR UM JOGO,
DIGITA UMA LETRA NO TECLADO,
OU CLICA EM “PLAY” PARA VER UM VÍDEO...
➡️ O PROCESSADOR É QUEM RECEBE ESSES COMANDOS, ENTENDE O QUE VOCÊ QUER E MANDA OS OUTROS COMPONENTES FAZEREM O QUE PRECISA.
ATIVIDADE PLUGADA
ASSISTIR AO VÍDEO: PROCESSADOR - O QUE É E COMO FUNCIONA
QUIZ INFORMÁTICA
ARIÊ - TABUADA
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