segunda-feira, 5 de maio de 2025

SEMANA DE 05 DE 09 DE MAIO DE 2025 - MANHÃ E TARDE

 


INFANTIL 4 E 5

AULA PLUGADA:

  • ASSISTIR AO VÍDEO COM A HISTÓRIA: MONSTRO DAS CORES
  • RODA DE CONVERSA SOBRE AS EMOÇÕES E RECONTO DA HISTÓRIA
JOGOS EDUCATIVOS:

  1. PAREAMENTO DAS EXPRESSÕES FACIAIS DOS EMOJIS (APLICATIVO TINY PUZZLE)
  2. MINHAS EMOÇÕES
  3. O QUE ESTOU SENTINDO?
  4. ENCONTRE O SMILE DIFERENTE

  5. CABEÇAS DE BATATA

AULA DESPLUGADA:

CANTAR A MÚSICA "SE VOCÊ ESTÁ FELIZ", ADAPTAR A CANÇÃO PARA REPRESENTAR VÁRIAS EMOÇÕES E UTILIZAR GESTOS. EXEMPLO:

SE VOCÊ ESTÁ FELIZ, BATA PALMAS(PALMAS,PALMAS)
SE VOCÊ ESTÁ FELIZ E QUER MOSTRAR PRÁ TODO MUNDO
SE VOCÊ ESTÁ FELIZ, BATA PALMAS!
SE VOCÊ ESTÁ COM RAIVA BATA O PÉ(TUM,TUM)
SE VOCÊ ESTÁ TRISTE, FAÇA BUÁ(BUÁÁÁ)
SE VOCÊ ESTÁ ASSUSTADO, DIGA Ó...
EU SINTO, VOCÊ SENTE, TODA EMOÇÃO É DIFERENTE
FAZ PARTE DE MIM E DE VOCÊ.

HABILIDADE:

(EI03EO04)Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

1º ANO

USO DOS ARTEFATOS COMPUTACIONAIS



AULA PLUGADA:
UTILIZAR JOGOS EDUCATIVOS EM DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS PARA QUE O ALUNO ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE A TELA SIMPLES DO COMPUTADOR E A TELA DO TABLET/TOUCH.

HABILIDADE:
(EF01CO06) Reconhecer e explorar artefatos computacionais voltados a atender necessidades pessoais ou
coletivas.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF12LP01)Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

JOGOS:

2º ANO

USO DOS ARTEFATOS COMPUTACIONAIS



AULA PLUGADA:
JOGOS EDUCATIVOS PARA EXEMPLIFICAR DIFERENTES TECNOLOGIAS

  1. JOGO DA MEMÓRIA
  2. CAÇA PALAVRAS
  3. CARTÃO VIRTUAL
  4. INTERLAND
AULA DESPLUGADA:
JOGO DA MEMÓRIA(IDENTIFICAR OS PARES DOS ARTEFATOS COMPUTACIONAIS)

HABILIDADE:
(EF02CO05) Reconhecer as características e usos das tecnologias computacionais no cotidiano dentro e fora da escola.
(EF02CO06) Reconhecer os cuidados com a segurança no uso de dispositivos computacionais.

3º ANO




AULA PLUGADA:
  • PESQUISA NA INTERNET SOBRE A ORIGEM DO DIA DAS MÃES E EXPLICITAR AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR A VERACIDADE DAS FONTES PESQUISADAS.
  • UTILIZAR O PAINT OU O CANVA PARA FAZER UMA ILUSTRAÇÃO E REPRESENTAR O DIA DAS MÃES.
JOGOS EDUCATIVOS:
 
HABILIDADE:
(EF03CO07) Utilizar diferentes navegadores e ferramentas de busca para pesquisar e acessar informações.
(EF03CO08) Usar ferramentas computacionais em situações didáticas para se expressar em diferentes
formatos digitais.

4º ANO

USO DAS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS

AULA DESPLUGADA:
(CONTINUIDADE AULA ANTERIOR)

TÉRMINO DA CRIAÇÃO DA HISTÓRIA COM OS BLOCOS SCRATCH.


AULA PLUGADA:
  1. DECIFRE O CÓDIGO
  2. DECIFRE A PALAVRA
  3. NO APLICATIVO CANVA, EM DUPLAS CRIAR UM VÍDEO OU UMA ARTE,EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES.
  4. GUARÁ-CODE 
HABILIDADE:
(EF04CO04) Entender que para guardar, manipular e transmitir dados deve-se codificá-los de alguma forma que seja compreendida pela máquina (formato digital).
(EF04CO06) Usar diferentes ferramentas computacionais para criação de conteúdo (textos,
apresentações, vídeos etc.).

5º ANO

USO DAS TECNOLOGIAS 
AULA DESPLUGADA:
(CONTINUIDADE AULA ANTERIOR)

MANIPULAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: VOLUME ÚNICO/VOLUME 1

  • DESAFIO DA ROBÓTICA: SELECIONEM AS SEGUINTES PEÇAS:

  • 4 VIGAS (BARRAS DE CONEXÃO RETAS COM 15 FUROS) 

  • 2 VIGAS (BARRAS DE CONEXÃO COM ÂNGULOS E FUROS EM CRUZ NAS EXTREMIDADES)

  • 6 CONECTORES (PINOS DE CONEXÃO PRETO) 

  • 2 CONECTORES (PINOS DE CONEXÃO AZUL EM CRUZ)


AULA PLUGADA:
  • PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS E SUA EVOLUÇÃO.
  • ANOTAÇÕES PERTINENTES SOBRE A PESQUISA E RODA DE CONVERSA NA SALA DE AULA
  • JUNTAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA PESQUISA E FAZER UM MAPA MENTAL.
  • JOGO EXTRA: SCRATCH
HABILIDADE:
(EF05CO10) Expressar-se crítica e criativamente na compreensão das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
(EF05CO08) Acessar as informações na Internet de forma crítica para distinguir os conteúdos confiáveis de não confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 SITE ENOCH TAVARES