CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
(EI03CG05) COORDENAR SUAS HABILIDADES MANUAIS NO ATENDIMENTO ADEQUADO A SEUS INTERESSES E NECESSIDADES EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
(EI03EF01) EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DE ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.
AULA DESPLUGADA:
RELEMBRAR OS 5 SENTIDOS. CANTAR A MÚSICA: OS 5 SENTIDOS - PATATI PATATÁ
CAIXA SENSORIAL - EM UMA CAIXA COM AREIA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO E PEDIR PARA AS CRIANÇAS ACHAR A PRIMEIRA LETRA DO NOME.
AULA PLUGADA:
1. APLICATIVO GCOMPRIS - DESENHE LETRAS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
(EI03CG05) COORDENAR SUAS HABILIDADES MANUAIS NO ATENDIMENTO ADEQUADO A SEUS INTERESSES E NECESSIDADES EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
(EI03EF01) EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DE ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.
ATIVIDADE DESPLUGADA
CAIXA SENSORIAL - EM UMA CAIXA COM AREIA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO E PEDIR PARA AS CRIANÇAS, EM DUPLAS, ACHAR AS LETRAS E COLOCÁ-LAS NA ORDEM DO ALFABETO.
ATIVIDADE PLUGADA
1. ENCONTRE AS LETRAS DO ALFABETO
HABILIDADE:
(EF01CO02) IDENTIFICAR E SEGUIR SEQUÊNCIAS DE PASSOS APLICADOS NO DIA A DIA PARA RESOLVER PROBLEMAS.
(EF01CO03) REORGANIZAR E CRIAR SEQUÊNCIAS DE PASSOS EM MEIOS FÍSICOS OU DIGITAIS, RELACIONANDO ESSAS SEQUÊNCIAS À PALAVRA ‘ALGORITMOS’.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA
PEDIR AS CRIANÇAS INSTRUÇÕES PASSO A PASSO SOBRE COMO CHEGAR AO QUADRO-NEGRO. PEDIR QUE DIVIDAM TODAS AS INSTRUÇÕES GRANDES, COMO “CAMINHE ATÉ O QUADRO-NEGRO”, EM INSTRUÇÕES MENORES, COMO “DÊ UM PASSO À FRENTE”.
**MUITO BEM! VOCÊS ACABARAM DE ME DAR UMA LISTA DE ETAPAS PARA CONCLUIR UMA TAREFA. NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ISSO É CHAMADO DE ALGORITMO**!
ATIVIDADE PLUGADA
1. APLICATIVO GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO
USAR OS BOTÕES DE SETAS PARA MOVER O TUX PELO CAMINHO, ATÉ QUE ELE ATINJA O SEU DESTINO.
2. DIGIPUZZLE - SEQUÊNCIA ALFABÉTICA
2º ANO
HABILIDADE:
(EF02CO02) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, CONSTRUÍDOS COMO SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÕES SIMPLES (ITERAÇÕES DEFINIDAS) COM BASE EM INSTRUÇÕES PREESTABELECIDAS OU CRIADAS, ANALISANDO COMO A PRECISÃO DA INSTRUÇÃO IMPACTA NA EXECUÇÃO DO ALGORITMO.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESPLUGADA:
AMARRAR UMA TIRA DE PAPEL CREPOM NO BRAÇO DIREITO DE CADA CRIANÇA. CANTAR E FAZER A COREOGRAFIA DA MÚSICA: VEM QUE EU VOU TE ENSINAR - XUXA
ATIVIDADE PLUGADA:
1. LATERALIDADE: ESQUERDA E DIREITA
2. SIGA AS ORIENTAÇÕES E ENCONTRE O TESOURO
3. APLICATIVO GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO
USAR OS BOTÕES DE SETAS PARA MOVER O TUX PELO CAMINHO, ATÉ QUE ELE ATINJA O SEU DESTINO.
3º ANO
HABILIDADE:
(EF03CO03) APLICAR A ESTRATÉGIA DE DECOMPOSIÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS, DIVIDINDO ESSE PROBLEMA EM PARTES MENORES, RESOLVENDO-AS E COMBINANDO SUAS SOLUÇÕES.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC
4º ANO
HABILIDADE:
(EF04CO03) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC
5º ANO
HABILIDADE:
(EF05CO04) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS, REPETIÇÕES E SELEÇÕES CONDICIONAIS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC
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