segunda-feira, 7 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL -SEMANA DE 07/04 A 11/04





 

INFANTIL 4

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 

(EI03CG05) COORDENAR SUAS HABILIDADES MANUAIS NO ATENDIMENTO ADEQUADO A SEUS INTERESSES E NECESSIDADES EM SITUAÇÕES DIVERSAS.

  • MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.

(EI03EF01) EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.

  • SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DE ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.


AULA DESPLUGADA:

RELEMBRAR OS 5 SENTIDOS. CANTAR A MÚSICA: OS 5 SENTIDOS - PATATI PATATÁ



CAIXA SENSORIAL - EM UMA CAIXA COM AREIA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO E PEDIR PARA AS CRIANÇAS ACHAR A PRIMEIRA LETRA DO NOME.


AULA PLUGADA:

1. APLICATIVO GCOMPRIS - DESENHE LETRAS





INFANTIL 5

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 

(EI03CG05) COORDENAR SUAS HABILIDADES MANUAIS NO ATENDIMENTO ADEQUADO A SEUS INTERESSES E NECESSIDADES EM SITUAÇÕES DIVERSAS.

  • MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.

(EI03EF01) EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.

  • SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DE ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.


ATIVIDADE DESPLUGADA

CAIXA SENSORIAL - EM UMA CAIXA COM AREIA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO E PEDIR PARA AS CRIANÇAS, EM DUPLAS, ACHAR AS LETRAS E COLOCÁ-LAS NA ORDEM DO ALFABETO.


ATIVIDADE PLUGADA

1. ENCONTRE AS  LETRAS DO ALFABETO

2. PAPA ALFABETO




1º ANO

HABILIDADE: 

(EF01CO02) IDENTIFICAR E SEGUIR SEQUÊNCIAS DE PASSOS APLICADOS NO DIA A DIA PARA RESOLVER PROBLEMAS.

(EF01CO03) REORGANIZAR E CRIAR SEQUÊNCIAS DE PASSOS EM MEIOS FÍSICOS OU DIGITAIS, RELACIONANDO ESSAS SEQUÊNCIAS À PALAVRA ‘ALGORITMOS’.



METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA

PEDIR AS CRIANÇAS INSTRUÇÕES PASSO A PASSO SOBRE COMO CHEGAR AO QUADRO-NEGRO. PEDIR QUE DIVIDAM TODAS AS INSTRUÇÕES GRANDES, COMO “CAMINHE ATÉ O QUADRO-NEGRO”, EM INSTRUÇÕES MENORES, COMO “DÊ UM PASSO À FRENTE”.

**MUITO BEM! VOCÊS ACABARAM DE ME DAR UMA LISTA DE ETAPAS PARA CONCLUIR UMA TAREFA. NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ISSO É CHAMADO DE ALGORITMO**! 


ATIVIDADE PLUGADA


1. APLICATIVO GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO

USAR OS BOTÕES DE SETAS PARA MOVER O TUX PELO CAMINHO, ATÉ QUE ELE ATINJA O SEU DESTINO.



2. DIGIPUZZLE - SEQUÊNCIA ALFABÉTICA


2º ANO

HABILIDADE: 

(EF02CO02) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, CONSTRUÍDOS COMO SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÕES SIMPLES (ITERAÇÕES DEFINIDAS) COM BASE EM INSTRUÇÕES PREESTABELECIDAS OU CRIADAS, ANALISANDO COMO A PRECISÃO DA INSTRUÇÃO IMPACTA NA EXECUÇÃO DO ALGORITMO.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE DESPLUGADA:

AMARRAR UMA TIRA DE PAPEL CREPOM NO BRAÇO DIREITO DE CADA CRIANÇA. CANTAR E FAZER A COREOGRAFIA DA MÚSICA: VEM QUE EU VOU TE ENSINAR - XUXA




ATIVIDADE PLUGADA:

1. LATERALIDADE: ESQUERDA E DIREITA

2. SIGA AS ORIENTAÇÕES E ENCONTRE O TESOURO

3. APLICATIVO GCOMPRIS - CODIFICANDO O CAMINHO

USAR OS BOTÕES DE SETAS PARA MOVER O TUX PELO CAMINHO, ATÉ QUE ELE ATINJA O SEU DESTINO.

4. DIREITA E ESQUERDA



3º ANO

HABILIDADE: 

(EF03CO03) APLICAR A ESTRATÉGIA DE DECOMPOSIÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS, DIVIDINDO ESSE PROBLEMA EM PARTES MENORES, RESOLVENDO-AS E COMBINANDO SUAS SOLUÇÕES.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC




4º ANO

HABILIDADE: 

(EF04CO03) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.


METODOLOGIA: 

ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC


5º ANO

HABILIDADE:

(EF05CO04) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS, REPETIÇÕES E SELEÇÕES CONDICIONAIS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.


METODOLOGIA: 


ATIVIDADE PLUGADA: MATIFIC






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 SITE ENOCH TAVARES