segunda-feira, 31 de março de 2025

SEMANA DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL DE 2025 - TECNOLOGIA EDUCACIONAL

 

INFANTIL 4 E 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMO VAMOS DESCOBRIR O MUNDO USANDO NOSSOS SENTIDOS? 
AULA DESPLUGADA:
  • CONTAÇÃO DA HISTÓRIA: O RATINHO E OS CINCO SENTIDOS((Prof. Michelli Ceto)
  • RODA DE CONVERSA SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA (Reconto da história)
  • JOGO DOS 5 SENTIDOS: DISTRIBUIR PARA AS CRIANÇAS VÁRIAS IMAGENS PARA QUE REALIZEM O PAREAMENTO, ASSOCIEM A FIGURA COM O SENTIDO CORRESPONDENTE(Visão, audição, tato, paladar e olfato)

AULA PLUGADA:
 SABERES E CONHECIMENTOS:
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Linguagem oral.
  • Fatos da história narrada.
  • Identificar personagens da história.
  • Vocabulário.

HABILIDADE:
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.

1º ANO

AULA DESPLUGADA:
  • CONTAÇÃO DA HISTÓRIA: A FOLHA DE PAPEL QUE QUERIA SER UM BARQUINHO;
  • FAZER O ORIGAMI DE BARQUINHO COM OS ALUNOS FORNECENDO O PASSO A PASSO;
AULA PLUGADA:
INÍCIO DO PROJETO: GUARÁ-CODE
  • LIÇÃO 1: SEGURANÇA EM MINHA VIZINHANÇA ON-LINE
  • Os estudantes deverão ser capazes de:
    • Compare como ficar seguro online é semelhante a ficar seguro no mundo real.
    • Descubra que a internet pode ser usada para visitar lugares distantes e aprender coisas novas.
    • Explique as regras para viajar com segurança pela internet.
  • LIÇÃO 2. APRENDA A ARRASTAR E SOLTAR
  • Os estudantes deverão ser capazes de:
    • Identificar o que se espera deles ao fazerem a transição para o laboratório de informática.
    • Use a terminologia apropriada ao se referir a um mouse de computador, painel tátil (touchpad), ou tela sensível ao toque.
 HABILIDADE:
 (EF01CO03) Reorganizar e criar sequências de passos em meios físicos ou digitais, relacionando essas sequências à palavra ‘Algoritmos’

2º ANO

AULA PLUGADA:

INÍCIO DO PROJETO: GUARÁ-CODE

LIÇÃO 3: SEQUENCIANDO COM ANGRY BIRDS
  • Nesta lição, os estudantes desenvolverão habilidades de programação e depuração em uma plataforma de computador. O formato baseado em blocos dos quebra-cabeças ajuda os estudantes a aprender sobre conceitos e sequências, sem precisar se preocupar com a perfeição da sintaxe.
  • Os estudantes deverão ser capazes de:
    • Experimente ações de programação padrão baseadas em blocos, como: clicar, arrastar e soltar, etc.
    • Modele comportamentos adequados de laboratório de informática


HABILIDADE:
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

(EF02CO02) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, construídos como sequências com repetições simples (iterações definidas) com base em instruções
preestabelecidas ou criadas, analisando como a precisão da instrução impacta na execução do algoritmo.


3º ANO

AULA PLUGADA:
INÍCIO DO PROJETO: GUARÁ-CODE

LIÇÃO 1: ACABANDO COM A MALDADE ONLINE
  • A internet está cheia de todos os tipos de pessoas interessantes, mas, às vezes, algumas delas podem ser más entre si. Com essa dramatização, ajude seus alunos a entender por que muitas vezes é mais fácil ser maldoso online do que pessoalmente e como lidar com a maldade online quando eles a virem.
  • Os estudantes deverão ser capazes de:
    • Identifique maneiras de responder a palavras maldosas online, usando S-T-O-P.
    • Entenda como pode ser a maldade online e como ela pode fazer as pessoas se sentirem.

LIÇÃO 2. MEUS AMIGOS ROBÔS:
  • Usando um conjunto de símbolos no lugar do código, os alunos projetam algoritmos para instruir um "robô" a empilhar copos em diferentes padrões. Os alunos se revezam participando como o robô, respondendo apenas ao algoritmo definido por seus colegas. Esse segmento ensina aos alunos a conexão entre símbolos e ações, a diferença entre um algoritmo e um programa e a valiosa habilidade de depuração.
  • Os estudantes deverão ser capazes de:
    • Prestar atenção à precisão ao criar instruções
    • Identificar e resolver bugs ou erros nas instruções sequenciadas.



HABILIDADE:
(EF03CO04) Relacionar o conceito de informação com o de dado.
(EF03CO09) Reconhecer o potencial impacto do compartilhamento de informações pessoais ou de seus pares em meio digital

4º ANO

AULA PLUGADA:
INÍCIO DO PROJETO: GUARÁ-CODE
LIÇÃO 1: INICIALIZAÇÃO DA SENHA 
  •  Esta lição é para ensinar aos alunos como senhas fortes podem ajudar a proteger sua privacidade.
LIÇÃO 2: PROGRAMAÇÃO
Os estudantes deverão ser capazes de:
  • Explicar as restrições ao transportar problemas da linguagem humana para a linguagem de máquina
  • Reformular uma sequência de etapas como um programa codificado

HABILIDADE:
(EF04CO04) Entender que para guardar, manipular e transmitir dados deve-se codificá-los de alguma forma que seja compreendida pela máquina (Formato digital)

5º ANO

AULA PLUGADA:

LIÇÃO 1: SIGA O ALGORITMO
  • Nesta lição, os alunos jogarão um jogo destinado a fazê-los pensar sobre a maneira como os comandos devem ser dados para produzir o resultado certo. Isso os ajudará a transportar o Sprite Lab com mais facilidade nas próximas lições.
LIÇÃO 2: SPRITE LAB
Os estudantes deverão ser capazes de:
  • Crie novos sprites e atribua a eles fantasias e comportamentos.
  • Defina “sprite” como um personagem ou objeto na tela que pode ser movido e alterado.

HISTÓRIA: A FOLHA DE PAPEL QUE QUERIA SER UM BARQUINHO
  • OUVIR A HISTÓRIA CONTADA PELA PROFESSORA;
  • FAZER O BARQUINHO DE PAPEL SEGUINDO O PASSO A PASSO, OU SEJA, A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA;
HABILIDADE:
(EF05CO04) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências, repetições e seleções condicionais para resolver problemas de forma independente e em colaboração.

(EF05CO03) Realizar operações de negação, conjunção e disjunção sobre sentenças lógicas e valores 'verdadeiro e 'falso'.









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