segunda-feira, 14 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 14/04 A 17/04

SEMANA DE 14 A 17 DE ABRIL

INFANTIL 4 E 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: AVENTURA DO CACAU E DA ALIMENTAÇÃO

AULA PLUGADA: 

1.JOGO DA MEMÓRIA  DA PÁSCOA

2. COELHINHO FAMINTO

ASSISTIR AO VÍDEO: MARAVILHOSA FLORESTA DE CHOCOLATE

SABERES E CONHECIMENTOS:

  • Interações com o outro.

  • Reconhecimento oral e gráfico do próprio nome e dos outros

  • Registros gráficos: desenhos, letras e números.

  • Linguagem escrita, suas funções e usos sociais.

  • Identificação do próprio nome e escrita.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


AULA DESPLUGADA: 

DE ONDE VEM O CHOCOLATE? 

1. REPRESENTAR O VÍDEO ASSISTIDO NA CAIXA SENSORIAL (COM DESENHOS)

2. ESCRITA DO NOME PRÓPRIO

3. CONTORNO DA LETRA INICIAL PALAVRA "PÁSCOA"

1ºANO

MUNDO DIGITAL - CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO



AULA DESPLUGADA: 

LABIRINTO: LEVAR O COELHINHO ATÉ A SAIDA USANDO AS SETAS DE DIREÇÃO

AULA DESPLUGADA

BRINCADEIRA: TELEFONE SEM FIO. UMA CRIANÇA VAI SUSSURRAR PARA A OUTRA ALGO QUE REPRESENTE A PÁSCOA, QUANDO CHEGAR NA ÚLTIMA, ESSA DEVERÁ DESENHAR NO QUADRO A IMAGEM PARA REPRESENTÁ-LA. NUMA RODA DE CONVERSA VAMOS REFLETIR DE QUE FORMA AS INFORMAÇÕES PODEM SER TRANSMITIDAS E ARMAZENADAS.



HABILIDADE:

(EF01CO05)Representar informação usando diferentes codificações.

(EF01CO04) Reconhecer o que é a informação, que ela pode ser armazenada, transmitida como mensagem por diversos meios e descrita em várias linguagens.

2ºANO

AULA DESPLUGADA:

DESENHO DITADO

RECEITA DO MONSTRINHO : LER AS INSTRUÇÕES PARA QUE OS ALUNOS DESENHEM O MONSTRINHO. NUMA RODA DE CONVERSA, VAMOS OBSERVAR O DESENHO DE CADA UM PARA CONVERSARMOS DE QUE FORMA E PORQUE OS DESENHOS SAIRAM DIFERENTES, SENDO QUE TODOS SEGUIRAM AS MESMAS INSTRUÇÕES. REFLETIR QUE SOMOS ÚNICOS E QUE PERCEBEMOS O MUNDO DE FORMAS DIFERENTES.
AULA PLUGADA:




HABILIDADE:
(EF02CO03) Identificar que máquinas diferentes executam conjuntos próprios de instruções e que podem ser usadas para definir algoritmos.

3ºANO

AULA DESPLUGADA:

JOGO SHISIMA E JOGO DA VELHA

AULA PLUGADA


      





(EF03CO02) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral ,escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração


4º ANO
HABILIDADE:

(EF04CO03) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.

(EF04CO02) RECONHECER OBJETOS DO MUNDO REAL E/OU DIGITAL QUE PODEM SER REPRESENTADOS ATRAVÉS DE REGISTROS QUE ESTABELECEM UMA ORGANIZAÇÃO NA QUAL CADA COMPONENTE É IDENTIFICADO POR UM NOME, FAZENDO MANIPULAÇÕES SOBRE ESTAS REPRESENTAÇÕES.


ATIVIDADE PLUGADA

CODE - LIÇÃO 5 - NESTA ATIVIDADE ONLINE, OS ALUNOS PRATICARÃO A DEPURAÇÃO NO AMBIENTE "COLETOR". OS ALUNOS APRENDERÃO A LER E EDITAR CÓDIGO PARA CORRIGIR QUEBRA-CABEÇAS COM ALGORITMOS SIMPLES, LAÇOS E LAÇOS ANINHADOS.


                                                                                                                                   







5º ANO

HABILIDADE:

(EF05CO04) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS, REPETIÇÕES E SELEÇÕES CONDICIONAIS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.



ATIVIDADE PLUGADA


CODE - LIÇÃO 03 - FESTA DE DANÇA ALIENÍGENA COM SPRITE LAB

ESTA LIÇÃO APRESENTA O SPRITE LAB, UMA PLATAFORMA NA QUAL OS ALUNOS PODEM CRIAR SUAS PRÓPRIAS ANIMAÇÕES E JOGOS INTERATIVOS. ALÉM DOS COMPORTAMENTOS, HOJE OS ALUNOS INCORPORAM A ENTRADA DO USUÁRIO COMO EVENTOS PARA CRIAR UMA "FESTA DE DANÇA ALIENÍGENA".









Nenhum comentário:

Postar um comentário

 SITE ENOCH TAVARES