segunda-feira, 10 de março de 2025

TECNOLOGIA SEMANA DE 10 A 14 DE MARÇO 2025

 INFANTIL 4

(EI03TS01) UTILIZAR SONS PRODUZIDOS POR MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS DURANTE BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA, ENCENAÇÕES, CRIAÇÕES MUSICAIS E FESTAS.

ATIVIDADE DESPLUGADA

CONVERSA SOBRE OS SONS QUE OUVIMOS. QUAIS SONS FAZEM O  NOSSO CORPO MEXER? COLOCAR MÚSICAS DE DIFERENTE RITMOS. PEDIR QUE MEXAM O CORPO CONFORME O RITMO DA MÚSICA. BRINCAR DE ESTÁTUA (SOM E O SILÊNCIO).

ATIVIDADE PLUGADA

1VOCÊ É O PIANISTA

2. GCOMPRIS - CLIQUE EM MIM - MANUSEIO DO MOUSE



INFANTIL 5

(EI03TS03) RECONHECER AS QUALIDADES DO SOM (INTENSIDADE, DURAÇÃO, ALTURA E TIMBRE), UTILIZANDO- AS EM SUAS PRODUÇÕES SONORAS E AO OUVIR MÚSICAS E SONS.

ATIVIDADE DESPLUGADA 

BRINCADEIRA: JOGO DA MEMÓRIA SONORO - MONTAR CHOCALHOS COM  POTINHOS DE EXTRATO DE TOMATE. COLOCAR DENTRO ARROZ, FEIJÃO, PEDRA E MASSINHA. MONTAR 2 CADA. MISTURAR OS CHOCALHOS E AS CRIANÇAS DEVEM ENCONTRAR OS PARES DE SONS IGUAIS.

ATIVIDADE PLUGADA

1JOGO DA MEMÓRIA SONORO



3. GCOMPRIS - CONHEÇA O SOM DOS ANIMAIS


1º ANO

(EF01CO04) RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.

(EF01CO05) REPRESENTAR INFORMAÇÃO USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.



AULA DESPLUGADA: BRINCADEIRA TELEFONE SEM FIO

AULA PLUGADA:

1CODIFICAÇÃO COM O COELHO

2. GCOMPRIS -  CODIFICANDO O CAMINHO 

3. JOGO EXTRA: CAÇA -DETALHES 


2º ANO

(EF02CO03) IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORITMOS.

ATIVIDADE DESPLUGADA: 

BRINCADEIRA: "AMIGO ROBÔ" - UMA CRIANÇA DÁ COMANDOS AO COLEGA QUE INTERPRETA UM ROBÔ. A DUPLA DEVE ESCOLHER A AÇÃO QUE O ROBÔ DEVERÁ EXECUTAR, EXEMPLO: DESCASCAR UMA BALA.

ATIVIDADE PLUGADA:

1. ESTÚDIO DE DANÇA

2. SIGA-ME

3. DIGITANDO O ALFABETO


3º ANO

(EF03CO04) RELACIONAR O CONCEITO DE INFORMAÇÃO COM O DE DADO.
(EF03CO05) COMPREENDER QUE DADOS SÃO ESTRUTURADOS EM FORMATOS
ESPECÍFICOS DEPENDENDO DA INFORMAÇÃO ARMAZENADA.

ATIVIDADE DESPLUGADA:

CONVERSA SOBRE O CONCEITO DE INFORMAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONCEITO
DE DADO. DADOS INDIVIDUALMENTE NÃO POSSUEM SIGNIFICADO RELEVANTE,
MAS EM CONJUNTO DEFINEM ALGUMA INFORMAÇÃO. EXEMPLO: AS CORES DE CADA
PIXEL JUNTAS FORMAM UMA IMAGEM ESPECÍFICA.

ATIVDADE PLUGADA

1.DESENHO PIXEL - ANIMAIS

2. TANGRAM

3. JOGO DA MEMÓRIA - SEQUÊNCIA DE NÚMEROS

4º ANO

(EF04CO04) ENTENDER QUE PARA GUARDAR, MANIPULAR E TRANSMITIR DADOS DEVE-SE CODIFICÁ-LOS DE ALGUMA FORMA QUE SEJA COMPREENDIDA PELA MÁQUINA. (FORMATO DIGITAL).

(EF04CO05) CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM COMPUTADOR (BINÁRIA, ASCII, ATRIBUTOS DE PIXEL, COMO RGB ETC.).

ATIVIDADE PLUGADA:

5º ANO

(EF05CO10) EXPRESSAR-SE CRÍTICA E CRIATIVAMENTE NA COMPREENSÃO DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NO MUNDO DO TRABALHO E SOBRE A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE.

(EF05CO11) IDENTIFICAR A ADEQUAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

ASSISTIR AO VÍDEO: 


CONVERSA SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS AVANÇOS DA TECNOLOGIA CITADOS NO VÍDEO.

ATIVIDADE PLUGADA

  • ASSOCIAÇÃO - TECNOLOGIA - PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS: CELULAR, CÂMERA ANALÓGICA, CÂMERA DIGITAL, CARTÃO DE MEMÓRIA, NOTEBOOK, TABLET, ROLO DE FILME, COMPUTADOR. ASSOCIANDO CADA PALAVRA A SUA IMAGEM.




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